Como se organizar para evitar o estresse no dia-a-dia por Vanise Perez


Como se organizar para evitar o estresse no dia-a-dia

O sentimento de não dar conta dos compromissos e atividades do dia a dia tem se tornado cada vez mais comum. Afinal, aliar vida pessoal e profissional - além de se cuidar - tem sido cada vez mais difícil. Com isso, ele é inevitável: o estresse. Esse peso constante pode ser - e é - um sinal do organismo do excesso que estamos sofrendo de algum mal que nem sempre é enxergado. 

E isso ocorre porque o estresse pode estar em muitos lugares - como uma pressão por mais produção no trabalho ou problemas familiares. Outro agente estressor comum é a falta estímulo e de desafios, comum em trabalhos repetitivos e monótonos, como tarefas domésticas e linhas de produção. 

A consultora de inteligência emocional Vanise Perez, de Campinas, explica que muitas vezes as pessoas se concentram em "apagar incêndios", sem olhar as causas dele na vida de cada um e sem ter o tempo para absorver o sentimento. 

"O estresse é uma reação do nosso corpo para fugir de um predador que o ser humano encontrava. Ele acelera o batimento, a circulação. Mas hoje em dia nossos 'predadores' não são tigres, que aparecem de vez em quando e dá tempo da gente relaxar depois até encontrar outro. São situações constantes e às vezes não temos intervalos suficientes pra reestabilizar o organismo". 

Para ajudar a encontrar a estabilidade, ela, que ensina um método de reeducação comportamental e alta performance, o DeROSE Method, explica que se organizar é uma das formas mais eficazes.

"Um ambiente de trabalho, por exemplo, limpo e organizado, onde você saiba onde estão as coisas, onde está tudo de fácil acesso, ajuda a cabeça a pensar. E aí a pessoa age no automático, com clareza, sem desgaste mental", explica. 

Já na organização interna é necessário autoconhecimento e saber gerenciar o tempo. "É fundamental olhar para o que é mais importante. Além, de claro, verificar sempre o próprio nível de energia, o foco, concentração, como está lidando com cuidados do eu, se há bons relacionamentos afetivos", diz. 

RUÍDO MENTAL 


Exercícios de meditação e respiração ajudaram o engenheiro civil Fernando Rodrigues Gomes, de 39 anos, a lidar melhor com o estresse na rotina diária. "Uma mudança que senti, na administração do meu estresse, foi o aumento da concentração. Sempre fui muito responsável e preocupado em fazer as coisas bem feitas. Antes de mudar de vida, eu tinha muito ruído mental". 

Ele conta que ficava repassando os problemas na cabeça e que, ao olhar para isso, conseguiu treinar a mente a limpar esses pensamentos recorrentes, focando na solução. "Faço isso para que eu consiga ouvir minha mente criativa para buscar a solução", explicou. 

 

FATORES QUE COLABORAM PARA O GERENCIAMENTO DO ESTRESSE 

 

ORGANIZAÇÃO EXTERNA
um ambiente de trabalho limpo e organizado evita desgaste mental, contribuindo para o foco no que precisa ser feito 

ORGANIZAÇÃO INTERNA
o autoconhecimento é fundamental para lidar com as pressões do meio, ajudando na habilidade de adaptação (mudança de mindset) ou mudança de caminho 

GERENCIAMENTO DO TEMPO 
Resolver o que é mais importante primeiro e depois as ditas "urgentes". Se ficamos "apagando incêndio" não temos tempo de resolver a causa do problema 

BOA ALIMENTAÇÃO 
Planejar a rotina alimentar, porque uma alimentação leve e saudável ajuda na qualidade de vida, do sono e na produtividade. O consumo de alimentos pesados piora o estresse. 

EGRÉGORA 
Manter amizades e conviver com os amigos, com uma vida social equilibrada, alivia a pressão do trabalho ou de outras situações estressantes 

PARTICIPAR DE OBRAS SOCIAIS 
Sentir que faz parte de causas maiores mantém o nível de energia e ajuda a reinterpretar o estímulo do estresse 

TER UM HOBBY 
Exercitar a criatividade ajuda a esvaziar a mente e estimula habilidades internas 

AGENTE ESTRESSOR 
Falta de estímulo e de desafios, comum em trabalhos repetitivos e monótonos, como tarefas domésticas e linhas de produção



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O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.