O dia de um empreendedor tem horas a menos? por administradores.com.br


Atenção plena nas ações cotidianas é a chave para fazer cada minuto render e afastar a ansiedade

No começo de um empreendimento, são inúmeras as atribuições de quem se arrisca a tirar uma ideia do papel. Identificação de público alvo, precificação, estratégias de divulgação, contratações, orçamento e um mar de itens num checklist extenso. Um paraíso para dispersões e dúvidas que geram ansiedade. Quando se dá conta, acabou o dia, o mês e o ano e aquela ideia segue sendo adiada.

Para evitar que esse turbilhão de pensamentos dê a impressão de que o tempo voa e arruíne um negócio que mal começou, que tal focar apenas no presente? Essa é a proposta daquele termo que você já deve ter ouvido por aí, o mindfulness: um estado mental em que temos o controle da nossa atenção naquilo que estamos fazendo no momento.

Segundo Vanise Perez, diretora de uma escola do DeROSE Method em Campinas, a prática de mindfulness é essencial para o empreendedor reduzir a ansiedade e focar naquilo que ele tem de bom. Além disso, a atenção plena em cada tarefa do dia fortalece o foco interno da pessoa e ela se torna mais produtiva e engajada.

Modo analógico

Para conectar corpo, mente e emoções na mesma ação é preciso treino. A primeira dica da Vanise Perez é sair do piloto automático. “Mais de 96% das nossas ações cotidianas são automatizadas. Temos que tomar as rédeas da nossa mente e emoções e canalizar essa força colossal para realizações pessoais”, diz.

Esqueça a imagem mística que você tem sobre a meditação. Tanto essa como outras técnicas de respiração e concentração são valiosas na hora de energizar o corpo e limpar a mente das dispersões. Para isso é indispensável o acompanhamento de um profissional, que saberá conduzir corretamente o desenvolvimento de comportamentos que quebram o automatismo do dia a dia.

Para testar em casa

Para sentir esses benefícios, um bom começo pode ser o treino de meditação. Foque o pensamento numa única imagem, como um pôr do sol ou uma flor, por um período entre um e cinco minutos. Esse treinamento começa a limpar a mente dos excessos.

Outra técnica para manter o foco no momento presente é a respiração, como o da chamada “respiração baixa”. Para executá-la, inspire sentindo sua barriga ser projetada para frente sem forçar. Expire contraindo o abdômen para dentro. Faça diversos ciclos.

“Essa respiração abdominal representa 60% da nossa capacidade pulmonar e é a que menos utilizamos. Ao treiná-la, passamos a vivenciar mais o presente e, de quebra, aumentamos a nossa vitalidade e disposição”, ensina Vanise Perez.

Resultados na prática

Sair do automático muda tudo à nossa volta. Passamos a valorizar mais aquilo que já conquistamos e a mente fica focada para planejar o futuro de forma lógica, prática e sem afobação. Vanise Perez lembra, ainda, que o empreendedor com a mente treinada consegue prever melhor os erros e acertos e mudar a direção do seu negócio quando for preciso.

As habilidades de comunicação também melhoram rapidamente com a prática do mindfulness. “Quando vivemos mais o presente, passamos a nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta, como nossos clientes, funcionários e fornecedores”, explica Vanise.

Por fim, com a prática do mindfulness, é possível perceber que temos bem menos problemas do que pensávamos ter. Ao olhar para o momento presente e questionar se está com algum problema ali, a resposta que geralmente vem é "não", eliminando, assim, problemas e pressões imaginárias.



Siga-nos

DeROSE Method Cambuí
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.